Espécie onívora, alimentam-se de lodo, vegetais e restos orgânicos em geral. Os cascudos caracterizam-se pelo corpo delgado, revestido de placas ósseas e pela cabeça grande. A boca localiza-se na face ventral e em algumas espécies é rodeada por barbas. Estes peixes vivem nos fundos dos rios, até cerca de 30 metros de profundidade. Tem boca inferior (ventral). Pode atingir os 39 cm e alcançar 1,5 kg de peso. São peixes exclusivamente de água doce, que habitam os rios e lagos da América Central e do Sul.
- Milho verde e frutas como a banana, goiaba ou jenipapo;
- Massas carnívoras ou a base de frutas;
- Salsichas, coração ou fígado de frango, pedaços de peixe, toucinho, bichinho de laranja, minhoca, tuvira, ovo cozido, etc.
Como capturar
- Este não é um peixe brigador, daí o motivo por não atrair grandes atenções, porém, como é um peixe que mantém a mesma atividade o ano todo, fica minha dica para as tentativas durante o inverno.
- Utilize um sistema de fundo, com uma ceva (também de fundo). Vara de mão clássica sem boia tem sucesso, porém, em caso de um exemplar médio a grande.
OBS.: Muito apreciado na região Amazônica, este peixe possui até mesmo um festival onde todos os tipos de iguarias são preparadas, incluindo sanduíches, pizza e outros pratos.
0 comentários:
Postar um comentário